quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PILOT..

Olá pessoas... vcs sabem o que é um PILOT? parece meio óbvio né, mas muita gente não sabe... muitos lugares por onde os navios passam, são meio complicados, como cabo de Hornos (divisa entre oceanos pacificos e atlantico, próximo ao fim do mundo), algumas partes do Alaska, Antártica, canais diversos e também aquela parte entre Buenos Aires e Montevideo, que não é mar...é rio, o rio da Prata, onde a profundidade em algums lugares e menor, ou seja, alguém tem que conhecer essas regiões como a palma da mão para evitar problemas...é ai que entra o PILOT.

São também designados "pilotos dos portos", "pilotos da barra" ou, simplesmente "pilotos" os profissionais náuticos portuários cuja função é a de embarcarem a bordo de um navio que saia ou entre no porto para o auxiliar na navegação em locais que apresentem dificuldades ao tráfego de embarcações de grande porte, tais dificuldades podem ser relativas a ventos, estado do mar, lagos ou rios, marés, correntes, bancos de areia, naufrágios, visibilidade restrita, entre outras. Enquanto permanece em funções a bordo de um navio, o piloto assume o comando do mesmo no que diz respeito à navegação. No Brasil, hoje em dia, os profissionais com estas funções são mais conhecidos por "práticos".
O prático é um profissional que possui o conhecimento das águas em que atua, com especial habilidade na condução de embarcações, devendo estar perfeitamente atualizado com dados sobre profundidade e geografia do local, o clima e as informações do tráfego de embarcações. É também o responsável pelo controle e direcionamento dos rumos de uma embarcação próxima à costa, ou em águas interiores desconhecidas do seu comandante.


Eles ficam a bordo do navio até que este saia do local no qual eles foram requisitados. mas como eles saem???? acreditem, ele pula do navio para um barquinho que acompanha o navio até o fim, onde o Pilot irá desembarcar. Assim como nesse video.



Caso vcs vejam um barquinho seguindo o navio , é justamente o Pilot que vai entrar ou vai sair, para que o navio esteja em segurança, por onde estiver navegando, com alguem que conheça a região como a palma da mão comandando.

Nenhum comentário: