sábado, 11 de setembro de 2010

Drill...Atention ship's company!!!!!


Olá pessoas....hj vou falar de um assunto sério, muita gente acha chato, eu até gosto dessa movimentação, mas aii depende muito do dia em que ocorre e a sua função....é o FULL CREW DRILL... mais conhecido como DRILL que é  um treinamento de segurança feito periodicamente com os tripulantes do navio, (todo cruzeiro tem um ), onde a tripulação é testada em combate ao fogo, emergência médica, tripulação dos lifeboats, e tudo mais ligado a emergência. O dia e horário é marcado com antecedência e fixado em todos os murais de informações do navio, (corredores, crew office, crew bar, crew mess) e o pior, podem coincidir com seus horários de folga  e vc não pode reclamar, outra coisa, sempre é feito quando o navio está no porto, raramente em alto mar, ou seja...o sol estará brilhando la fora e vc de folga, mas terá que ficar até o treinamento acabar
Existem também o GUEST BOAT DRILL ,que ocorre - sempre - quando houver novo embarque de passageiros. Os crewmembers que tem essa função devem chegar em sua Emergency Station, vestido de uniforme, name tag e um colete normalmente fluorescente, 15 minutos antes do alarme soar e trazer consigo o seu lifejacket para demosntração. Durante o drill dependendo da sua função você terá que demonstrar o uso correto do lifejacket, auxiliar os passageiros sobre como chegar em suas Muster Stations, organizar os guests, e será passado para todo o navio pela voz do Capitão e tradução em outra língua as instruções no caso de emergência. Os guests então estarão cientes desde aquele momento do procedimento a ser tomado no caso do sinal de emergência tocar (7 curtos  and 1 long blast (sinal).



Sempre lembre:



- KNOW WHERE TO GO - Saber onde ir
- KNOW WHAT TO DO - Saber o que fazer
- KNOW HOW TO DO IT - Saber como fazer

Sinal de emergência: sete apitos curtos e um longo
Sinal de Abandono do navio: um apito longo*

*Em caso de abandono de navio, será dado verbalmente pelo capitão, para não causar o pânico nos pax, pois é isso que mata

Disso depende a sua sobrevivência e os passageiros confiam totalmente na tripulação, sem contar que vc deve conhecer o seu navio, explorar novas saídas e portas, conhecer outros caminhos para chegar em um mesmo lugar, caso vc encontre alguma porta obstruída, como as watertight door.





Caso vc encontre essa porta fechada NUNCA ABRA, só em caso de extrema emergência, pois elas são controladas pela Bridge, mas se estão fechadas, é pq devem permanecer fechadas. 
Não se assustem, realmente é muita informação mesmo, mas vc receberá livrinhos com todos os procedimentos, e na sua cabine tb deverá ter outros livros sobre emergência a bordo (tipo aqueles que estão em frente a sua poltrona no avião sabem??), e na sua primeira semana de contrato, nao importa quantos contratos vc tenha e quantas cias vc trabalhou, sempre tera que comparecer aos INDUCTIONS.... que é uma espécie de familiarização de drill, apenas com os new joiners (aqueles que acabaram de embarcar). Seu colete estará na sua cabine, e ao comparecer aos DRILL, vc deve  estar com um boné, agasalho e o colete.. e jamais use elevador, pois em uma emergência real é perigoso vc ficar preso la, e se vc for pego leva warning (advertência)..ou seja...encare as escadas, pois sua muster station com certeza sera pelo menos 7 ou 8 decks acima do da sua cabine.

Aki está um trecho do speech do capitão durante o drill de passageiros, que  dependendo da sua função, vc pode ser isento sempre, e ter apenas o drill para tripulação (sortuda eu  fui viu!!)
"Após o sinal de emergência você devera proceder a sua cabine, pegar medicamentos "caso esteja usando algum", vestir roupas quentes, sapatos (lembre-se que um navio é de aço e concreto, no caso de incêndio você não conseguira caminhar) colocar o seu colete salva vidas e se dirigir a sua Muster Station "Estação de Emergência.O número da sua estação de emergência estará atrás da porta da sua cabine juntamente com um mapa de acesso e também estará na parte dianteira do seu colete salva-vidas. Caso você não possa chegar a sua cabine, dirija-se imediatamente a sua estação de emergência e lá um colete irá lhe ser entregue por um dos tripulantes."
E não se apavorem, os navios hoje em dia dispoem de barcos salva-vidas e balsas suficientes para todos os passageiros e tripulantes, assim como um número muito superior de coletes salva-vidas que seriam necessários, portanto, esqueçam o que houve com o Titanic.




Eu esperando a hora certa de sair de minha cabine, que funciona assim.



  • Escuta-se o aviso do DRILL, por exemplo, geralmente inicia-se as 9:45 da manhã (isso na princess ta?) então 20 min antes e 10 min antes, alguém da bridge anuncia que está proximo o início, mais ou menos assim ... In 10 minutes time, at 9:45 this morning, we  will have a drill (mais ou menos isso) e diz qual o tema do treinamento daquele dia (geralmente é fogo, mas as vezes tem man overboard ou qq outro)
  • Na hora marcada chamam até o local do suposto incêndio, pelos alto falantes do navio o ASSESSMENT PARTY, que é o pessoal que combate o fogo, os bombeiros a bordo, eles vestem uma roupa especial e vão até o foco do incêndio para apaga-lo, e transportar supostas vítimas até um local seguro.
  • Após estes chegarem ao local indicado, soa o alarme de emergência (7 curtos e 1 longo) e nesse momento vc terá q sair de sua cabine (ou deixar o que está fazendo e ir pra sua cabine e pegar o colete, agasalho e boné) e ir para sua muster station.
  • Ao chegar, vc deverá avisar ao supervisor da muster station que vc chegou, dizendo o seu número (cada número é uma função, e vc recebe no primeiro dia que vc chega a bordo o blue card)
  • Deve sentar e aguardar instruções, tudo simulando uma emergência
  • Ao final, vc ouve a frase (a melhor de todas) ATENTION SHIP"S COMPANY, THE DRILL TODAY IS COMPLETED. Então todo mundo está dispensado....na Princess os drill duravam mais ou menos 1 hora e meia (sempre)...mas isso varia de navio pra navio.
Pessoal, é mais ou menos isso...pra vcs terem uma ideia...O dril é um saco, mas vc saberá a importância dele se um dia precisar (esperamos que nunca precise), por isso...SEMPRE ALERTA! rsrs

2 comentários:

Fernanda disse...

Oi Barbara, td bem?! Estou indo viajar hoje. Na verdade vou fazer um turismo em Londres antes do curso da Steiner. Queria te agradecer pelo carinho, pelas dicas, e por vc ser assim... simples e guerreira. Como todos deveriam ser!
Um grande beijo à vocÊ, boa sorte no seu novo controto, no seus estudos, na sua vida. Assim que eu conseguir vou acompanhar seu blog!

Don Raphael disse...

oii Barbara
1 hora e meia de drill
caralho
comigo eh 45 minutos drill
30 minutos drill de passageiro
e 1 hora Bomb Drill