domingo, 26 de setembro de 2010

Embarcandooooo....

Olá pessoas... lendo os blogs por ai, achei mais uma descrição de um dia de embarque... um texto muito legal, bem escrito e real (claro q com muito humor). Vejam:


A primeira vez a gente nunca esquece, diz o ditado e que não foge a regra dos marujos de primeira viagem que embarcam pela primeira vez em navios de cruzeiros. Já falamos anteriormente sobre o dilema de decidir sobre embarcar ou não nesta carreira. Agora já estamos decididos, seguros e vamos de fato embarcar. Por que não? Formados em turismo, hotelaria, gastronomia, em outras áreas, adoramos desafios, desejamos crescer, explorar o inexplorado, ganhar o mundo conquistando independência, não deixando escapar nenhuma oportunidade, é isso aí. Seja sempre focado e objetivo. Quem fica em cima do muro por muito tempo, pega resfriado. Então vamos nessa, nos preparar para o tão temido primeiro embarque. Compartilhe seu projeto com seus familares e pessoas mais próximas, informando-os sobre a empresa e navio que irá embarcar.
Você passou por seleção e foi indicado por uma agência confiável e aprovado por uma empresa de cruzeiros para trabalhar. Comemoração e aquele sentimento estranho, novo, que não sabemos muito bem como identificar: uma mistura de medo, empolgação, ansiedade, excitação, extrema felicidade, etc.. Passado o susto agora você precisa por os pés no chão e saber como administrar de forma organizada o seu embarque. Em primeiro lugar sugerimos que não se desligue de seu atual emprego, antes de ter uma confirmação de embarque pela empresa contratante. Não se esqueça que na maioria das vezes as agências não controlam os embarques. São as empresas contratantes que irão fazer a oferta de trabalho e nem sempre isto ocorrerá logo após as entrevistas finais causando desconforto e insegurança aos candidatos pela incerteza de quando ele voltará a produzir e ganhar seu próprio dinheiro.
E por onde começar? De modo geral todas as companhias irão solicitar: uma bateria completa de exames médicos, você precisa possuir passaporte válido por um ano no mínimo, o curso de sobrevivência marítima STCW e no caso de empresas que tenham itinerário pela costa dos Estados Unidos, o visto de trânsito C1-D. Provavelmente o ideal será você começar pelo curso STCW, que dura uma semana inteira e é obrigatório para todos os brasileiros. Você terá de embarcar com o certificado original, que será entregue em sua residência cerca de 20 dias após a conclusão do curso, por isso é interessante fazê-lo o quanto antes. Com relação aos exames médicos, sugerimos que dê início aos mesmos uma vez que tenha a confirmação de embarque. Alguns candidatos, pela ansiedade acabam realizando todos os exames após as entrevistas, porém eles têm validade e se a data de embarque demorar a sair, você corre o risco de ter de refazê-los arcando com este investimento duas vezes. Por último você faz a entrevista para o visto, que será coordenada por sua agência ou empresa contratante diretamente e que irá lhe fornecer o documento oficial a ser apresentado no consulado juntamente com sua documentação pessoal, formulários, fotos, taxa, etc.. Vale destacar que a decisão sobre a emissão do visto americano cabe exclusivamente ao Consul. A empresa contratante não tem como intervir sobre a decisão.
E o que levar? Embarcar em um navio como tripulante, por mais que se pareça com um reality show, você precisa saber que não estará indo para o Big Brother e todo conforto que a casa mais vigiada do Brasil oferece. Você irá compartilhar uma cabine pequena com no mínimo outra pessoa onde o espaço é limitado, ou seja, “pack smart”. Verifique com antecedência o itinerário do navio, que lhe dá uma idéia se você precisará de mais roupas de calor ou frio. Basta entrar no site da empresa e fazer uma consulta rápida. Partindo do princípio de que maior parte do tempo você estará uniformizado e a outra parte dormindo, por favor, deixe o seu guarda-roupa inteiro em casa. Leve um par de jeans, havaianas com a bandeira brasileira não pode faltar, roupa de praia, moletom, tênis confortáveis, sempre rolam festas temáticas da tripulação como festa brasileira, do branco, branco e preto, fantasia, etc. Faça uma mala balanceada de modo que consiga se virar nas primeiras semanas, não se esquecendo dos itens de higiene pessoal. Com certeza durante seu contrato terá muitas oportunidades para renovar seu guarda-roupa a bordo. Aqueles que exageram na hora de fazer a malas, terão problemas de espaço e podem incomodar seu room-mate. Não queira dividir sua cama com malas e excesso de roupa. Você vai precisar dela para repor suas energias.
Agora não tem mais volta. De mala pronta, seus amigos já fizeram o bota-fora, sua família já sublocou seu quarto. Seu irmão está feliz da vida porque não terá mais de dividir o computador e você está pronto para a grande viagem. Vida nova à frente. Vale algumas dicas importantes. No aeroporto você terá de despachar sua mala principal, ficando consigo sua “carry-on” ou mochila. Atente-se pelo peso desta mala de bordo, que se exceder terá de ser despachada também e você não quer que isso aconteça. Certifique-se do peso máximo permitido junto a sua empresa aérea. Mantenha consigo toda sua documentação. Não despache na mala principal, nenhum documento de embarque como os exames médicos, certificado do STCW, etc. Tudo com você. Em vôos internacionais, corre-se o risco de sua mala não chegar com você no destino final, caso seu vôo faça conexões, desta forma você precisa estar preparado caso isto aconteça. Nada mais angustiante de você estar na esteira das malas do desembarque, todos os outros passageiros retirando suas malas e nada da sua. O que fazer? Dirija-se ao guichê de sua empresa aérea e faça um report de perda de bagagem. Leve este documento ao navio e a equipe de bordo irá auxiliá-lo a localizar sua mala. Por isso que você deve estar com toda sua documentação em mãos para poder embarcar no navio.
Quando embarcar no exterior, leve uma quantia em moeda local (dólar, euro), possivelmente um cartão de crédito internacional para eventuais despesas. Tripulante previnido vale por dois… E uma vez no navio, se prepare para muita ralação e fortes emoções. Aproveite cada minuto e trabalhe duro para seu sucesso! Ele só depende de você.
Douglas Santos
Recrutador Global, Brasil e América do Sul, Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Cruises

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PILOT..

Olá pessoas... vcs sabem o que é um PILOT? parece meio óbvio né, mas muita gente não sabe... muitos lugares por onde os navios passam, são meio complicados, como cabo de Hornos (divisa entre oceanos pacificos e atlantico, próximo ao fim do mundo), algumas partes do Alaska, Antártica, canais diversos e também aquela parte entre Buenos Aires e Montevideo, que não é mar...é rio, o rio da Prata, onde a profundidade em algums lugares e menor, ou seja, alguém tem que conhecer essas regiões como a palma da mão para evitar problemas...é ai que entra o PILOT.

São também designados "pilotos dos portos", "pilotos da barra" ou, simplesmente "pilotos" os profissionais náuticos portuários cuja função é a de embarcarem a bordo de um navio que saia ou entre no porto para o auxiliar na navegação em locais que apresentem dificuldades ao tráfego de embarcações de grande porte, tais dificuldades podem ser relativas a ventos, estado do mar, lagos ou rios, marés, correntes, bancos de areia, naufrágios, visibilidade restrita, entre outras. Enquanto permanece em funções a bordo de um navio, o piloto assume o comando do mesmo no que diz respeito à navegação. No Brasil, hoje em dia, os profissionais com estas funções são mais conhecidos por "práticos".
O prático é um profissional que possui o conhecimento das águas em que atua, com especial habilidade na condução de embarcações, devendo estar perfeitamente atualizado com dados sobre profundidade e geografia do local, o clima e as informações do tráfego de embarcações. É também o responsável pelo controle e direcionamento dos rumos de uma embarcação próxima à costa, ou em águas interiores desconhecidas do seu comandante.


Eles ficam a bordo do navio até que este saia do local no qual eles foram requisitados. mas como eles saem???? acreditem, ele pula do navio para um barquinho que acompanha o navio até o fim, onde o Pilot irá desembarcar. Assim como nesse video.



Caso vcs vejam um barquinho seguindo o navio , é justamente o Pilot que vai entrar ou vai sair, para que o navio esteja em segurança, por onde estiver navegando, com alguem que conheça a região como a palma da mão comandando.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

100 posts.... uhuuu!!!!

Ola pessoas....esse é o meu 100 post...e pra comemorar vou deixar aki uma foto que eu acho incrível.... e agradecer a todos o carinho, os emails (gente eu respondo todos na medida do possível ta?), os comentarios, os elogios, pois comecei esse blog com o propósito de apenas me comunicar com a familia e mostrar as novidades, sem ter q ta respondendo a mesma coisa pra todo mundo....e hj em dia, é muito legal ver a quantidade de gente que lê, pega informações, indica em comunidades, elogia....dizendo que é um dos melhores..isso é muito legal de ouvir.... obrigada mesmo viu povo!!!! e agora com vcs a foto...pra vcs verem que somos minusculos nesse gigantao de lata.....so queria pedir aos visitantes que comentem o que vcs sentem ao ver essa imagem...

sábado, 11 de setembro de 2010

Drill...Atention ship's company!!!!!


Olá pessoas....hj vou falar de um assunto sério, muita gente acha chato, eu até gosto dessa movimentação, mas aii depende muito do dia em que ocorre e a sua função....é o FULL CREW DRILL... mais conhecido como DRILL que é  um treinamento de segurança feito periodicamente com os tripulantes do navio, (todo cruzeiro tem um ), onde a tripulação é testada em combate ao fogo, emergência médica, tripulação dos lifeboats, e tudo mais ligado a emergência. O dia e horário é marcado com antecedência e fixado em todos os murais de informações do navio, (corredores, crew office, crew bar, crew mess) e o pior, podem coincidir com seus horários de folga  e vc não pode reclamar, outra coisa, sempre é feito quando o navio está no porto, raramente em alto mar, ou seja...o sol estará brilhando la fora e vc de folga, mas terá que ficar até o treinamento acabar
Existem também o GUEST BOAT DRILL ,que ocorre - sempre - quando houver novo embarque de passageiros. Os crewmembers que tem essa função devem chegar em sua Emergency Station, vestido de uniforme, name tag e um colete normalmente fluorescente, 15 minutos antes do alarme soar e trazer consigo o seu lifejacket para demosntração. Durante o drill dependendo da sua função você terá que demonstrar o uso correto do lifejacket, auxiliar os passageiros sobre como chegar em suas Muster Stations, organizar os guests, e será passado para todo o navio pela voz do Capitão e tradução em outra língua as instruções no caso de emergência. Os guests então estarão cientes desde aquele momento do procedimento a ser tomado no caso do sinal de emergência tocar (7 curtos  and 1 long blast (sinal).



Sempre lembre:



- KNOW WHERE TO GO - Saber onde ir
- KNOW WHAT TO DO - Saber o que fazer
- KNOW HOW TO DO IT - Saber como fazer

Sinal de emergência: sete apitos curtos e um longo
Sinal de Abandono do navio: um apito longo*

*Em caso de abandono de navio, será dado verbalmente pelo capitão, para não causar o pânico nos pax, pois é isso que mata

Disso depende a sua sobrevivência e os passageiros confiam totalmente na tripulação, sem contar que vc deve conhecer o seu navio, explorar novas saídas e portas, conhecer outros caminhos para chegar em um mesmo lugar, caso vc encontre alguma porta obstruída, como as watertight door.





Caso vc encontre essa porta fechada NUNCA ABRA, só em caso de extrema emergência, pois elas são controladas pela Bridge, mas se estão fechadas, é pq devem permanecer fechadas. 
Não se assustem, realmente é muita informação mesmo, mas vc receberá livrinhos com todos os procedimentos, e na sua cabine tb deverá ter outros livros sobre emergência a bordo (tipo aqueles que estão em frente a sua poltrona no avião sabem??), e na sua primeira semana de contrato, nao importa quantos contratos vc tenha e quantas cias vc trabalhou, sempre tera que comparecer aos INDUCTIONS.... que é uma espécie de familiarização de drill, apenas com os new joiners (aqueles que acabaram de embarcar). Seu colete estará na sua cabine, e ao comparecer aos DRILL, vc deve  estar com um boné, agasalho e o colete.. e jamais use elevador, pois em uma emergência real é perigoso vc ficar preso la, e se vc for pego leva warning (advertência)..ou seja...encare as escadas, pois sua muster station com certeza sera pelo menos 7 ou 8 decks acima do da sua cabine.

Aki está um trecho do speech do capitão durante o drill de passageiros, que  dependendo da sua função, vc pode ser isento sempre, e ter apenas o drill para tripulação (sortuda eu  fui viu!!)
"Após o sinal de emergência você devera proceder a sua cabine, pegar medicamentos "caso esteja usando algum", vestir roupas quentes, sapatos (lembre-se que um navio é de aço e concreto, no caso de incêndio você não conseguira caminhar) colocar o seu colete salva vidas e se dirigir a sua Muster Station "Estação de Emergência.O número da sua estação de emergência estará atrás da porta da sua cabine juntamente com um mapa de acesso e também estará na parte dianteira do seu colete salva-vidas. Caso você não possa chegar a sua cabine, dirija-se imediatamente a sua estação de emergência e lá um colete irá lhe ser entregue por um dos tripulantes."
E não se apavorem, os navios hoje em dia dispoem de barcos salva-vidas e balsas suficientes para todos os passageiros e tripulantes, assim como um número muito superior de coletes salva-vidas que seriam necessários, portanto, esqueçam o que houve com o Titanic.




Eu esperando a hora certa de sair de minha cabine, que funciona assim.



  • Escuta-se o aviso do DRILL, por exemplo, geralmente inicia-se as 9:45 da manhã (isso na princess ta?) então 20 min antes e 10 min antes, alguém da bridge anuncia que está proximo o início, mais ou menos assim ... In 10 minutes time, at 9:45 this morning, we  will have a drill (mais ou menos isso) e diz qual o tema do treinamento daquele dia (geralmente é fogo, mas as vezes tem man overboard ou qq outro)
  • Na hora marcada chamam até o local do suposto incêndio, pelos alto falantes do navio o ASSESSMENT PARTY, que é o pessoal que combate o fogo, os bombeiros a bordo, eles vestem uma roupa especial e vão até o foco do incêndio para apaga-lo, e transportar supostas vítimas até um local seguro.
  • Após estes chegarem ao local indicado, soa o alarme de emergência (7 curtos e 1 longo) e nesse momento vc terá q sair de sua cabine (ou deixar o que está fazendo e ir pra sua cabine e pegar o colete, agasalho e boné) e ir para sua muster station.
  • Ao chegar, vc deverá avisar ao supervisor da muster station que vc chegou, dizendo o seu número (cada número é uma função, e vc recebe no primeiro dia que vc chega a bordo o blue card)
  • Deve sentar e aguardar instruções, tudo simulando uma emergência
  • Ao final, vc ouve a frase (a melhor de todas) ATENTION SHIP"S COMPANY, THE DRILL TODAY IS COMPLETED. Então todo mundo está dispensado....na Princess os drill duravam mais ou menos 1 hora e meia (sempre)...mas isso varia de navio pra navio.
Pessoal, é mais ou menos isso...pra vcs terem uma ideia...O dril é um saco, mas vc saberá a importância dele se um dia precisar (esperamos que nunca precise), por isso...SEMPRE ALERTA! rsrs

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

EMBARQUE: demorando? cancelou? adiou???



Olá pessoas.... vim aqui pra dizer pra todo mundo que está esperando data que, INFELIZMENTE   demora sim...pra algumas pessoas é até rápido...(no meu caso nunca esperei mais de 3 meses)..mas vejo que as cias estão dando um prazo de até 6 meses para embarque. Algumas agências recrutam e embarcam todo mundo em tempo, mas algumas não sei o motivo pelo qual está amarrotado de gente esperando e ainda contrata mais....quando se pensa como tripulante é algo que revolta mesmo, pois pensamos que alguém está passando na frente da gente na fila (pior que as vezes isso acontece), mas se formos pensar como agência, é o caos vc ter tripulantes que vão e n cumprem o contrato, ou seja, vc tem que ter reservas sim...imagina ai a cara do recrutador quando aquele tripulante que ele embarcou volta pra casa???? isso acontece com brasileiros (somos campeões nisso, e já estamos ficando visados, e por um todos pagam , pois algumas empresas já não aceitam brasileiros como a Holland - a fonte dessa informação foi a Kateryna que é Crew manager a bordo da Holland, e é ucraniana) na minha opinião, é uma faca de 2 gumes....as agências não estão totalmente erradas, mas pelo menos deveriam se organizar mais, terem uma ordem de embarque, por exemplo, se A vai como cleaner foi recrutado no mês de julho, e B na mesma posição e mesma cia foi recrutado no mês de Setembro, obviamente A embarcaria primeiro né??? mas por qq motivo q seja, A e esquecido e B embarca antes de A....e como orkut e MSN agiliza a comunicação e todo mundo conhece todo mundo nesse meio, A ficara sabendo disso e se chateia com a Agência o que gera uma confusão.....entendem o que eu quero dizer??? se as agências fizessem uma ordem de chegada.....teriam menos problemas. Vejo muita gente  reclamando disso pelas comunidades relacionas a trabalho a bordo. 
As vezes acontece de a pessoa receber a data e de repente quando está tudo organizado vem aquele email ou telefonema indicando que foi adiado, e sem motivo, simplesmente vc não vai mais aquele dia e pronto.... te dão outra data ou nem isso de imediato. É complicado isso , na minha opinião é falta de respeito com o tripulante, ta tudo organizado,ja teve as despedidas, malas prontas e tal, se aquela pessoa recebeu a data , era pra ser definitiva, pois se vc não vai mais pra aquele navio das 2 uma, ou aquela pessoa que vc provavelmente ficaria no lugar pediu extensão de contrato, ou simplesmente eles deram prioridade a outro que por alguma razão estava na frente na fila, ou ainda máfia (lamento dizer mas há máfia na cia, no head office e ai, algum protegido deles embarca na sua vaga) e nem adianta chorar, gritar com a agência, nesse último caso eles estão apenas cumprindo ordens. Mas quem pensa que isso só acontece com 1° embarque está enganado, uma amiga minha, a Bárbara de Cutitiba, ano passado ela tava de malas arrumadas e pegaria o avião no dia seguinte pela manhã, então a noite ligaram pra ela avisando que ela não ia mais e aguardasse nova data (assim mesmo, curto e grosso), então 2 dias depois ela recebeu outra data e outro navio, entao, 3 dias apos este email mandaram outro cancelando....passou-se 1 semana (de 2 meses e meio ja em casa de férias) e então aos 45 do segundo tempo mandaram um embarque de emergência pra ela....ela disse que so acreditaria quando tivesse no navio, pq ate ela embarcar no navio poderiam cancelar....que foi o que aconteceu com outra amiga, ela recebeu as datas todas e tla, e embarcou pros EUA com uma conexão no Panamá, quando ela chegou no aeroporto , foi verificar o email rapidinho, e tinha email da agência dizendo que ela não embarcasse pq tinham mudado...como assim? ela ja tava no meio do caminho, então a cia pagou hotel, e o voo de volta para que ela aguardasse outra data em casa. Comigo aconteceu tb, sai do navio com tudo certo, passagem e navio certo de volta, então mudaram pra outro, pelo menos me avisaram 15 dias antes....mas mesmo assim, já tinha feito mil planos com o itinerário do primeiro que recebi, mas enfim.... faz o itinerário de novo com o outro..... com essas e outras eu só digo uma coisa.... galera do primeiro embarque, façam com que a agência não esqueça de vcs, esteja sempre mandando email pra saber como está a situação de embarques, telefone, não tenham vergonha...QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRANDO.... e aos veteranos..... isso faz parte né??? kkkkkkkkk

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Resultado da Tsunami de Samoa

Ola pessoas...lembram quando em Outubro do ano passado, eu estava a bordo do Star Princess, e postei que tínhamos passado pela TSUNAMI de SAMOA??... então...realmente passamos sim, e 2 dias após chegamos na ilha de Samoa....mas o porto fica do outro lado da ilha, ou seja, não houve destruição do porto e pudemos atracar....lógico que todo mundo desceu e de bicicleta ou taxi, fomos pro lado da ilha que a tsunami devastou....tiramos fotos para que pudéssemos registrar aquilo de perto, o cenário era impressionante! Essa vida de navio, nos vemos e ouvimos tantas coisas, que precisamos ser fortes mesmo sabe???? ao chegar em Samoa eu conversei com umas pessoas de lá, eles estávamos alegres (apesar daquele pesadelo de 2 dias antes)...mas vc via no olhar deles, mesmo sorrindo, uma tristeza....uma delas me disse que eles tinham que recomeçar as vidas e seguir em frente...não poderiam estar se lamentando.....nunca esqueci!!!!!!! a partir daí eu pensei e concluí que sempre que tiver uma dificuldade...não tenha medo de recomeçar.....me serviu muito la dentro do navio..... vejam as fotos....


O começo da limpeza

Outro angulo
Uma froça viu!!!
olha isso...


..........


destruição


mais de perto


.....

Força enorme derrubou o muro

Olha onde esse barco foi parar?

e esse barco então???

.....

???

Homenagens

Homenagens

Vista para o porto

Ao redor da igreja tudo destruido, mas a igreja intacta.

Frente do Porto
Porto novamente

Rua da parte intacta da ilha


A ilha