sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vagas??? sem desespero ok????

Pessoal, é o seguinte...eu estava preparando um post exatamente sobre o assunto que a minha amiga Celina abordou no blog dela  http://cruisephotographer.blogspot.com.br/  como eu CONCORDO  EXATAMENTE com o que ela escreveu, resolvi copiar. LEIAM!!!


Boa tarde pessoal... Então, hoje, durante minha pausa do almoço. Me veio um assunto no qual a gente aborda MUITO aqui no navio. Escolha da sua posição a bordo.
Chega o verão, temporada brasileira em alta. Essa febre de embarcar, essa ilusão de que você, tripulante, vai trabalhar num navio de luxo, e curtir um monte estar viajando, e ganhando, nossa... em dólares! (que vale mais que o real... but)

Pois para bem aí Brasiiiiiiiiiiiil.....!!!!! Ainda com toda essa internet, informação, milhares de agências que surgiram no Brasil (por conta da demanda e do aumento de navios que vem ao Brasil de alguns anos para cá). Ainda tem aquelas múmias que chegam na agência com uma mão atrás da outra!!! Afe. Tem MUUUUUUITO mito a ser desvendado no qual trabalhar em navio é tudo mil maravilhas. Claro, cada um tem sua opinião. Mas ultimamente eu vejo muita insatisfação da parte dos meus colegas (e pessoal). E posso estar errada, mas essa é minha opinião, acho que teve muitos desses meus colegas que se não foram enganados, deixaram-se ser enganados. Aí vem a decepção (do salário, das horas trabalhísticas, do tratamento, da vida em geral....).

Tem gente que entra em depressão e chega a tirar-se a vida. Mas nem vou comentar essa história agora. Aí continuo eu aqui. E acho que nunca ninguém tinha abordado esse tema dessa maneira. E espero que não tenham mesmo, porque aí o blog sai das traças! Haha.

Genty... abram os olhos antes de se jogar nessa vida de navio. Não sou a dona da verdade porém não é tudo MIL MARAVILHAS como todo mundo acha não! Vamos começar do começo MESMO.

Primeiro, como já fazem uns 5 anos que o turismo de navios nos portos do Brasil aumentaram, isso faz aumentar a requisição por tripulação brasileira. O que isso quer dizer? Existe uma “lei” que exige uma porcentagem MÍNIMA de tripulantes brasileiros se os tais navios transitarão por pelo menos 3 meses nas costas brasileiras. O QUE ISSO QUER DIZER? Quer dizer que as empresas, se forem fazer cruzeiro aqui nas nossas águas por um período de tempo, terão de contratar brasileiros! YEEEESS! Fazem uns anos essa história aí. Além do quê isso ajuda os desempregados de plantão.

Ótima ideia do nosso querido governo. Porém... tem um porém, claro que tem um porém. E bem grande. As vagas nas quais são abertas para preencher essa tal porcentagem são digamos.... difíceis. Vou ser mais nua e crua. É de tirar o couro de alguns. Aí chega o cabeça-de-lua-tripulante-de-primeira-viagem, que não se informa, que acha que trabalhar em navio vai MUDAR a vida dele/a (pode até mudar as vezes – os 5%... rs, maaaas....). E joga o currículo na agência sem menos saber o que vai fazer no navio. Claro, as agências precisam de nós, sem nós... elas não existem, e precisam que você embarque, em qualquer navio, companhia, em algum lugar. Com qualquer vaga.

Eu lembro que a primeira agência que eu fui (na qual não vou falar o nome), chegou a dizer que meu inglês não era suficiente para embarcar na Princess com a vaga que eu queria (sendo que eu tenho formação em inglês e estudei desde os 5). Fiquei indignada. Não passaram-se dois dias, me ofereceram uma vaga “melhor”, como camareira pra limpar cabine. Nada contra quem faz isso. Mas eu não tenho a maior aptidão física e psicológica pra limpar cabine. Aí o que isso quer dizer? Mandei eles pastarem! Não... foi bem assim.
Quer dizer que eu sou metida e não posso por a mão na massa? Não. Quer dizer que muitos dos tripulantes de primeira viagem embarcam sem saber. Pensando que essa será a sua única chance que “dá pra aguentar”. Que se você não aceitar aquela vaga infeliz, eles vão partir pra outro desesperado que vai embarcar no seu lugar, e aí você já era. OHHHHH NOOOO!!!! Já era playboy.

Até acontece isso. Mas a paciência é uma virtude do tripulante. E eu fui persistente como todo brasileiro cabeça dura. Mesmo não sabendo que a vaga DTP existia a bordo (e estava aberta), aliás... ninguém mal sabe o que a gente faz na real até hoje! haha. Chega no desespero de embarcar, e muita gente vai. Vai de camareiro, vai de garçon, porque fica na ilusão de “DEPOOOOOOOOIS” você vai poder mudar de departamento fácil fácil.

Sim, você até consegue mudar. Mas é difícil. No mínimo a companhia pede que você TERMINE seu embarque de 8 meses naquela posição para que você mude para outra..... E dependendo do seu chefe, as vezes é impossível e doloroso. Fisicamente e psicologicamente. Ninguém quer ficar louco só pra poder trabalhar sentado no escritório todos os dias né?

Muitas agências encobrem o que acontece realmente na vida a bordo. Outras até são bem sinceras e abertas, e falam SIM que você TERÁ de trabalhar no MÍNIMO 8 horas por dia, mas..... não tem jeito. E quando eu falo no mínimo, é no mínimo 8 horas. Aí tem carinha que vem e diz: “ah, mas vale a pena, você guarda dinheiro (cof cof), você aguenta”. Chega na hora do vamovê. Tem muita genty, chorando... chorando muito, por dor, dor de cabeça, dor nas costas (e muita dor), dor no braço (como eu uma vez), frustração, desilusão, depressão, cansaço físico, mental e moral. Não quero ser negativa, mas a temporada brasileira já já vai começar. E a renca de tripulantes de primeira viagem vai começar. E os pedidos de demissão são incrivelmente altos nessa época. A cada semana tem 10, 20 pessoas pedindo pra ir embora. Indignados, porque NINGUÉM avisou a eles que a vida a bordo não é fácil. (coitadinho...)

Esse post vai ser BEM longo e bem difícil. Espero que as pessoas leiam. É importante saber o que acontece dentro do navio. Se você for ser bem pessimista, é como estar em uma mini prisão, porém, você não fez nada de errado. HAHA!
Credo Celina... Mas na real o que me fez pensar assim esses dias é que eu estava assistindo um filme com uma mulher que estava presa. Enfim.

E nós aqui, no navio, todos os dias, sem poder sair as vezes por DIAS. Vivemos não tão diferentes de um detento. Até punição existe para certos comportamentos. Vou resumir de uma maneira geral. Existem companhias que são mais coerentes na maneira de gerir seus funcionários. Mas a maioria ainda vivem naquele pensamento “militar” de marinheiro. Antigamente quem trabalhava em navio eram SÓ marinheiros. Marinheiro que cozinhava, e que aprendia a cozinhar a bordo. Marinheiro que era delegado a limpar o chão, marinheiro que cuidava de tudo.

Agora claro que isso mudou. Navio já não é a mesma coisa. Navio de passageiros tem uma visão de hospitalidade. É um hotel. Que não pára.

Antes de pensar em embarcar. Pois tenho muitos amigos que me perguntam, que são interessados, que querem embarcar. Eu sei que está difícil a vida no Brasil, e no mundo. Não só nós estamos reclamando, a crise na europa está bem crítica mesmo. Mas saiba o que você queira fazer. Não se jogue no PRIMEIRO cargo que a agência propuser para você. Estude línguas, estude inglês, alemão, etc. Se a companhia na qual você está aplicando é americana, eles exigem inglês fluente. Ou que pelo menos você consiga se comunicar. Então vá atrás de alguém jeito.

Esse tipo de investimento vale mais a pena do que embarcar pensando que você vai conhecer o mundo. Porque eu estou abrindo esse tópico de novo?! (Afe) Porque ainda tem tripulante embarcando sem informação, sem saber o que é o que no navio. Nós não estamos de férias aqui. Não estamos para passear em todos os portos onde o navio para. Aí ainda tem gente que reclama, chora e esperneia porque não conseguiu sair no porto X.

Olha minha cara de desolada. Você veio trabalhar no navio porque? Achou que ia sair bem linda passear em todos os portos né? Falaram pra você que você ia ter tempo livre. NOSSA! Te enganaram! Creçammm..... Aí vejo colegas chorando. Me dá tristeza.... a gente gostaria de fazer alguma coisa por eles, por nós. Mas quem sou eu?

Se falarem pra você que você terá um dia livre na semana. Isso é mito.
Se falarem que você não vai trabalhar mais do que 12 horas. Isso é mito (Haha, total mesmo!).
Se falarem pra você que você vai poder sair em todos os portos. Mentira e mito!
Se falarem pra você que você só vai ter que fazer o que estiver escrito no seu contrato. MITO MAIOR DO MUNDO!!!

Leia seu contrato. Na hora de pedir demissão, dá vontade de chorar mais ainda. Porque tem companhias que te fazem pagar multas (ou você acha que é casa da mãe Joana?), cumprirem avisos prévios de 30 dias (30 dias?! Whatdaf***?!). Fazem tu pagar a própria passagem e a passagem do seu substituto!!! (essa é f***). É meio que vender a alma para o diabo.

CALMAAAAAAAAAA.... nossa, você que deve estar lendo tudo isso ou deve estar prestes a pular da sacada do apartamento porque já tem uma data de embaque. Não está perdido ainda. Você está em casa.... e não vai entrar na lista negra. Não estou exagerando. Mas tudo também não é uma perdição total.

Escolha sua agência de acordo com a companhia que você gostaria de trabalhar. Leia sobre a companhia. Entre no site da companhia, todas elas tem website. E muitas delas agora tem em português. Vasculhem o site pra ver se vocês acham algum contato direto com a mesma. Se existe alguma vaga de trabalho na qual você esteja interessado mas sua agência “falou” que não existe essa vaga aberta (as vezes é balela pra você ir de atendente de serviço de quarto.. MORRI!).

É mais fácil preencher os navios com vagas que são menos visadas. Do tipo, limpador da área do crew, ajudante da área do crew, atendente de serviço de quarto, garçon de restaurante, garçon do bar..... traduzindo as vagas para o português dá até um medo.
Aí as agências dão uma floreada no que é trabalhar e viver a bordo. Então seja mais esperto e não caia no desespero.

Acho que NUNCA vi um europeu trabalhando na área de limpador de chão, de “faz-tudo”. Então se eles se acham melhores que nós o suficiente para não trabalharem nessas áreas que são mais fisicamente difíceis e menos privilegiadas. Ponha-se num pedestal. Vi muitos talentos e gente inteligente ser desperdiçado limpando chão. Vi arquiteto trabalhando pra um que não tem nem o segundo grau.

Hoje eu estou super justiceira. Acho que se tivesse uma vaga de HR (human resourses) aqui na Costa Crociere, com certeza me jogaria. Seria diferente, mas acho que gostaria disso.

Moral da história. Está chegando agosto e começam as entrevistas para trabalhar. TCHAN TCHAN TCHAN.... Se dêem valor, pesquisem o mercado, tá bem grande ultimamente. Não existem só essas companhias que vêm para o Brasil.




Pronto é isso ai.... Vamos parar de desespero e se preparar mais, pra que hajam menos desistencias e não fique feio pra nós brasileiros ter fama de preguiçosos, que nao somos perseverantes , nem persistentes....essas coisas que não me agradam nem um pouquinho ouvir....  

2 comentários:

Elaine disse...

UFAAAAAAAAA CANSEI ACHO QUE JA ESTOU PREPARADA PSICOLOGICAMENTE..
BJS DA SANTISTA

Vinicius Andrade disse...

Bárbara boa noite!
Faz um tempo já que leio muita coisa sobre trabalhar em navio, e por acaso encontrei seu blog e me deparei com esse post, que lí com muita atenção.
Eu sou um desses marinheiros de primeira viagem, me formei em Adm. ano passado, não sou fluente em inglês, mas entendo e falo bem!
Fiz uma entrevista na Rosa dos Ventos Brasil (eles deixa claro que vai ser trabalho pra caramba, de 11h por dia ou mais, que não é festa), e recebi um email falando que minha função será de "Hotel Cleaner (Zelador Área dos Passageiros)". Eu procurei na internet alguma coisa a respeito da função, mas o máximo que encontrei foram posts falando que o salário ficaria em torno de U$1.100,00... mas nada descrevia a função. Você sabe falar certinho o que é? Pelo título, é limpar determinada área do navio?
Valeu!