quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Renovação do visto, uma vez mais....

Eita que quando a gente vê já se passaram 4, 5 anos nessa vida de navio. Só me dei conta pq vi q precisei renovar o visto C1/D. Dai lá fui eu pra Recife, que são 5 horas de viagem de ônibus, pois antes eu ia de avião logo cedinho e fazia a entrevista no consulado e voltava, mas agora tem q ser em 2 dias e também não tem mais voo direto Natal - Recife, ou seja...melhorou pra caramba ne??? SQN...mas eu fui... marquei a ida oa CASV, que é onde tira a impressão digital e tudo, para a segunda feira e a entrevista no consulado para a terça. Viajei no domingo pra Recife , e como tenho amigos por la aproveitei o final do Fim de semana, ate pq como eles trabalham em aeroporto, deu certinho com a folga deles. Tinha feito um agendamento para uma semana antes e apaguei e fiz outro, no CASV da primeira vez tinha marcado para as 14hs, e fiquei com isso na cabeça....chegou a segunda feira acordei, fui ao banco, fiz o reconhecimengto do lugar e tal e fiquei por ali, dai umas 11 da manha fui revisar os papeis e vi q o segundo agendamento q eu tinha feito era para as 11 da manha daquele dia. Eu não acreditei que eu tinha feito aquilo, troquei de roupa numa correria gigantesca e fui la, cheguei era 11:45, pensei logo q ia ter uma fila pq no domingo passamos por la e tinha uma fila grande, só que como eu sou uma sortuda NÃO TINHA NINGUEM, NINGUEM MESMO, somente os funcionários, daí expliquei o equívoco e ele me deixou entrar. Lá foi a coisa mais rápida do mundo, entrei, ele pediu meu passaporte pra verificar o agendamento e conferir o tipo do visto. Dai fui na cadeira em frente ao concul, impressoes digitais na maquininha, foto e pronto e acabou-se. Simples mesmo.


No outro dia, pela manhã, fui logo cedo pra porta do consulado, como estava em um hotelzinho por perto fui caminhando mesmo, cheguei la as 6:40am e ja tinha bem umas 50 pessoas na fila, sendo q como é hora marcada, e filas separadas, na minha fila tinha umas 6 apenas na minha frente, marquei para as 7:15am. Eu me empolguei e pensei q sairia de la rapidão...mero engano....entrei rapido mas pra sair...... eles foram chamando conforme a fila, ordem de chegada e entrega de passaporte, e íamos entrando no consulado mesmo, havia uma triagem de passaportes, e foi ali que tudo começou, entreguei o meu e fui sentar numas cadeirinhas q eles tem la, dai iam chamando os nomes e nada de chamarem o meu, eles chamavam os nomes das pessoas com o passaporte em mãos e a pessoa entrava na outra parte do consulado, mas quando me chamaram era só o meu nome anotado em um papel, a consul queria saber se eu tinha outro visto (antes mostrei o passaporte antigo que era onde estavam os vistos mas ele so pegou o novo) dai entreguei o passaporte antigo e voltei pra me sentar e via pessoas passando e passando e eu ficando, naquele momento comecei a pensar q ia demorar, e depois de uns 10 min me chamaram, acho q nesse momento ja estavam entrando as pessoas do horário de 7.30am. Chegou minha vez na entrevista e fui la, ela pediu documentos da cia e pediu pra explicar algumas coisas como PQ EU ESTAVA SOLICITANDO NAQUELA DATA SE EU EMBARCARIA APENAS EM 2 DE FEVEREIRO (preciso confirmar a cia o meu embarque 4 semanas antes? .... E CLARO PEDIU PRA EXPLICAR O CARIMBO DE PAROLLED NO MEU PASSAPORTE (qdo desembarquei da disney como demitida em Miami, eles me escoltaram ate a porta do avião e fizeram isso com meu passaporte), dai ela, a consul, pediu um tempo e foi consultar uma colega, voltou na janelinha e me pediu pra sentar e aguardar. Ja era quase 8 da manha quando isso aconteceu, fiquei la sentada ate exatamente 9.00am, esperei mais de 1 hora eles conversarem, averiguarem, perguntarem ou sei lá o q. Via gente entrando e saindo, com visto aprovado ou não, gente que não sabia abrir a porta de saída e eu lá sentada esperando, quando ela me chamou pediu desculpas pela minha paciencia (pelo menos isso) e quis confirmar algumas outras coisas sobre a cia e tal (entreguei a eles a minha evaluation pra eles verem q sou boa funcionária)...sem contar que a entrevista foi toda em ingles...no final ela disse que o visto tinha sido concedido...e eu pedi a possibilidade do de turismo e ela me deu o B1 e B2 que é turismo e negócios. Voltei pra casa e meu passaporte volta via correios.


DICA Se vc for solicitar o C1/D e também o B1 que é o de turismo, so precisa solicitar oficialmente o C1/D, mas leve documentação para o B1 de turismo e fale com o consul la na hora da entrevista no consulado.

Nenhum comentário: