quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mais sobre os PAX

Opaa... como prometido o post sobre os passageiros hehehe... posso começar falando que eles são essenciais para meu emprego, sem eles não tem navio nem emprego (verdade seja dita) mas não precisa se achar o PAGADOR DE  SALARIOS NE??... Uma coisa eu descobri, pax é tudo igual, são as melhores pessoas do mundo até que algo não sai como ele espera... como posso citar vários e vários casos que aconteceram já comigo e meus colegas, não importando se foi navio, aeroporto ou qq lugar que já trabalhei com passageiros. Pra quem não sabe, o navio MSC Splendida faz 3 portos na Itália, ou seja, os italianos do mundo todo estão a bordo,  é a mesma situação que acontece no Brasil na temporada Brasileira, preços acessíveis, cruzeiros pagos em 10 vezes e a mundiça toma conta....  Pode me chamar do que quiser, mas quem se dá mal com essa “acessibilidade ao lazer da classe menos favorecida” somos nós  que prestamos o serviço. O nível dos pax caiu bastante de uns 3 anos pra cá, lógico que não são todos, tem lá suas exeções. Vamos aos exemplos...
Quando falo em relação a cumprimento antes de pedir qq informação que seja....gente, custa dar um bom dia???? Mas isso não existe....eles chegam diretamente no desk e dizem (lembrando que eles te chamam como se fosse cachorro... ei, psiu...mocinha...), ou se vc está de frente já chegam com akela pergunta , eu lógico solto akele sorriso e digo em alto em bom som Bom dia, posso ajudar???? Ai a pessoa (alguns) fica meio sem graça.
Outra coisa que aconteceu aqui, o passageiro fez a reserva da excursão e por algum motivo ele desistiu, daí veio ao desk dizer que não tinha feito, sendo que temos o mesmo papel que ele mesmo assinou e o numero de bilhetes que foi pedido por ele mesmo, o infiliz pegou o papel da mão do meu colega e comeu (...) simmmmmmmmmmm...ele comeu o papel, com a boca....mastigou......todo mundo ficou sem ação na hora ...POIS É...ESSE É O TIPO DE PAX Q EXISTE HJ EM DIA... paga por um cruzeiro, mais ou menos 300 euros, no caso do Brasil, chegam a pagar 500 dolares (divididos em 12 vezes sem juros  e ainda com o 3 pax gratuito) e ainda se acham os donos do mundo, e acham que podem tudo.... falando nisso... teve uma pax , na temporada brasileira, que disse que ela que pagava meu salário....como assim?????????? Ela trabalha na MSC central??? Brasileira??? ..... e essa semana que teve um que queria pq queria um documento assinado por mim dizendo q ele tinha pago um valor tal, lógico que não fiz, e minha chefe disse q nem eu nem ela faria isso, o pax saiu dizendo que eu não era profissional e nem minha chefe, pq ela não veio falar com ele, é disso que eu falo, eles são os melhores do mundo, mas discorde deles um pouco (sendo que vc está seguindo as normas da empresa)....eles se transformam.... gritam, choram, te xingam....e ai aparece a real educação deles.....
Mas por outro lado tem aqueles que vc tem prazer em conversar, eles são simpáticos, estão de bem com a vida, sorriem, te cumprimentam ao chegar ao desk e agradecem...pq que todos não podem ser assim heim?????  
Observando o dia a dia a bordo de um navio, como tripulante, pude observar varias coisas sobre os pax, e preparei um guia de como ser bem atendido por um tripulante, não importa se no restaurante, desk de informações ou excursões, camareiro...




 APROVEITANDO QUE ESTÁ CHEGANDO A TEMPORADA BRASILEIRA DE CRUZEIROS #FICAADICA
  1. 1.     LEIA O PROGRAMA DO DIA – não tem coisa pior do que ter q responder uma pergunta cuja resposta está ao alcance do pax, instruções do tipo hora que o navio chega, ponto de encontro de excursões, horário do jantar, hora das atividades, hora que o Buffet é aberto>>> TUDO ESTA NO PROGRAMA DO DIA<<<
  2. 2.       PENSE ANTES DE PENGUNTAR QUALQUER COISA, é daí que vem as várias e lendárias histórias que temos sobre as perguntas idiotas (já citadas em um outro post), se bem que até nos divertimos com essas perguntas, pelo menos assim temos algo pra comentar [MALDADE MODE ON]
  3. 3.  PRESTE ATENÇÃO NAS EXPLICAÇÕES E INSTRUNÇÕES RECEBIDAS , se alguém te explica algo é pq vc precisará, portanto preste atenção que vc terá menos trabalho
  4. 4.       CONFIRA O QUE VOCÊ ASSINA, e não adianta dizer que não assinou, se está errado, a hora de consertar é na hora da conferencia do serviço, depois é tarde demais
  5. 5.       ESCOVE OS DENTES E TOME BANHO ANTES DE CONTRATAR QUALQUER SERVIÇO puts, esse é o piorrrrrrrrrr...vc lá todo sorridente (mesmo que suas pernas estejam te matando) e daí vem aquele indivíduo fedido, com mal hálito e ainda insite em falar com vc bem pertinho com aquela boca podre.....
  6. 6.    EVITE CHAMAR OS TRIPULANTES DE EI, PSIU, MOCINHA, OIII...SE NÃO SOUBER O NOME DESTE, CUMPRIMENTE –O . Pois é, se vc cumprimentar, mesmo que com um sorriso, com certeza este tripulante vem e é possível vc fazer sua pergunta (lembrando o item 1, 2 e 3)
  7. 7.       SE AVISTAR UM TRIPULANTE CAMINHANDO APRESSADO EM ÁREA DE PASSAGEIRO  NÃO O CHAME, ELE ESTARÁ COM CERTEZA INDO PRA HORA DE DESCANSO.  vc será odiado pelo resto do cruzeiro pois os tripulante possuem tempo curto de descanso, e cronometrado, daí aquele tempo que vc o chamou, ele perdeu do tempo de descanso dele.
  8. 8.       SEJA SIMPÁTICO. Tá, eu sei que o tripulante é pago pra ser simpático, mas não esqueça que mesmo assim, se vc chegar com arrogância, o serviço prestado não será no mesmo nível de quando vc é simpático.
  9. 9.       DE GORJETA ANTECIPADA não precisa ser muito, molhe a mão daquele seu Garçom, da sua camareira pois com certeza eles te tratarão como VIP, mesmo que vc tenha pago seu cruzeiro em 10 x sem juros e com o 3º PAX grátis
  10. 10.   NÃO ACREDITE QUE VC É MELHOR QUE TODOS  POIS VC NÃO E... todos estão lá pagaram o cruzeiro assim como vc, e por isso estão lá, portanto, respeite filas, respeite atendimentos e atenções, pois quando se esta dando atenção a alguém e o próximo da fila é vc, espere que vc Tb terá atenção igualmente e nao gostará se alguém interromper vc.


E  se eles seguissem essas regrinhas nossa vida melhoraria significativamente, e assim seríamos muuuuito mais simpáticos. SO DEPENDE  DE VCS PASSAGEIROS...

10 comentários:

Ariel Martins disse...

Hahaha muito bom!!!
Adorei o Sete.


Sucesso!

Abs.

Flávia disse...

Perfeitooooo..

trabalho no restaurante..
tava no armonia..
agora vou pro opera!!!

Passageiros..
sigam essas regras e suas vidas a bordo sera muitoooooooooooo melhor!!!
Vcs naum imaginam oq um garçom pode fazer... naum mesmo!!!


huahuahuauahua


adorei seu blog!!!

um bjooo

e paciencia!!!

hauhauuaha

Luciano Carniel disse...

kkkkkkkkk... bjs

Vida que segue disse...

Olá Barbara.

Me tornei seguidora do seu Blog recentemente e admito que me divirto e aprendo muito com ele!

Ainda vou para a primeira entrevista pra me tornar uma crew! Nem sei se vou conseguir, mas cada post seu não me deixa perder a esperança!!!

Grande abraço.

Jussara ou JU (jpierote@msn.com)

Bárbara Ortiz disse...

Olá Bárbara !!!

Tenho visitado sua página há algum tempo... e tenho gostado muito! Parabéns pelo seu blog !

Achei muito interessante o lado do tripulante em contato com os passageiros e muito engraçado também, apesar de infelizmente existirem pessoas sem respeito, e porque pagaram por algo se acham no direito de tratar muito mal as outras pessoas.

Logo logo estarei fazendo meu primeiro embarque e poderei "postar" muitas coisinhas interessantes sobre a vida a bordo, assim como o seu !!!!

Um grande abraço !

cleonice disse...

Adorei, realmente tem varias pessoas do tipo...to pagaaaaaaaannnnndo.
Gostei da dica de dar a caixinha (propina) antes,eu sempre dou no ultimo dia.

Rogerio disse...

!!!!!!! Gente, que é isso!!!! os passageiros são assim mesmo! quando você pensa que viu-viveu tudo, eis que novas atrocidades são feitas por eles!!!!!!!!!!!

Verônica Fassoni disse...

Olá,
Muito bom sei blog, muito boa as 10 dicas, a número dois é essencia para qualquer viagem, hahaha.
Abraços,
Verônica.

Anônimo disse...

Uau! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?

Ruzy disse...

Olá Barbara
Estava ontem na UNP sou aluna do curso de Turismo da manhã, quando fiquei sabendo que a noite a palestra era sob cruzeiros logo me interessei e vc me deixou ainda mais contagiada, o seu blog e fantástico e vc também.
Na palestra vc falou a idade que precisa ter para trabalhar em cruzeiros , mas não disse ate qual idade limite.
bjuss